Dicas de entrevista de emprego
Type Here to Get Search Results !

Dicas de entrevista de emprego


DICAS DE ENTREVISTA DE EMPREGO

Dicas de entrevista de emprego

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES


1. Fale sobre si.  
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional. 


2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?  
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
 
3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?  
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
 
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?  
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma. 


5. O que procura num emprego?  
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
 
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?  
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores. 


7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.  

Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.


8. O que você faz no seu tempo livre?  
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
 
9. Quais são as suas maiores qualidades?  
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
 
10. E pontos negativos/defeitos?  
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.  Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
 
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?  
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa. 


12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?  
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais. 





Como se preparar para uma entrevista de emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego

A importância de uma boa preparação não pode ser sobrestimada: para além de aumentar a sua confiança, vai ajudar a que seja a melhor versão de si mesmo. 

Os entrevistadores testam frequentemente a preparação de um candidato para analisar quão entusiasmados estão em relação ao posto e à companhia. Uma grande preparação mostra-lhes que o candidato quer realmente o trabalho. 

Para uma entrevista standard, deve deixar meio dia de preparação, mas para postos mais sénior, que obrigam a uma pesquisa mais a fundo, é melhor alocar um dia inteiro para se preparar. 

1. Pesquise

A primeira coisa a fazer é visitar o site da companhia e as suas redes sociais. Assegure-se de ler a Homepage, bem como as secções “Sobre nós” e “Serviços” ou “Produtos”, consoante o caso, e tome nota dos principais aspetos da companhia, incluindo ainda a sua história, visão e missão/valores. 

O passo seguinte é uma pesquisa na Internet sobre a companhia, para descobrir se apareceu nas notícias recentemente.  Isto garante que encontra a informação mais atualizada, e vai conseguir mostrar isso mesmo na entrevista. 

Também é uma boa ideia ficar com uma noção de quem são os principais concorrentes da empresa, e o que é que a diferencia destes outros negócios do mesmo setor. 

2. Aprenda

Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados. Perca algum tempo a analisar como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego.

O seu objetivo é fazer o entrevistador ver que você seria um excelente candidato para o posto. 

Sugerimos ainda que pesquise online os seus empregadores atuais e passados, bem como o seu potencial manager futuro, para poder responder a perguntas com mais confiança. 

3. Pratique

Peça a alguém de confiança para o ajudar a praticar as perguntas de entrevista mais comuns, bem como perguntas por competências. Praticar as respostas em voz alta evitará que divague muito no dia da entrevista, e também lhe permitirá comunicar os seus pensamentos de forma mais clara e organizada. 

Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados.

4. Prepare as suas perguntas 

Procure pensar em perguntas que lhe permitirão destacar-se dos outros candidatos. Os entrevistadores costumam ficar impressionados com candidatos com uma atitude mais entusiástica, especialmente aqueles que demonstrarem ter feito um esforço extra na preparação para a entrevista. 

Use as suas perguntas ao entrevistador para demonstrar a sua preparação e conhecimento. Por exemplo, se tiver visto os perfis do LinkedIn de alguns dos trabalhadores da empresa, e reparou que estes costumam ser promovidos a cada dois ou três anos, pergunte qualquer coisa sobre isso.

Embora seja uma boa ideia pesquisar o perfil do LinkedIn do seu entrevistador, tenha cuidado para não parecer assustador ao comentar algum aspecto pessoal que tenha encontrado – é melhor manter os comentários estritamente profissionais.

De igual modo, leia o relatório anual e últimas notas de imprensa. Procure coisas que possa ligar ao posto e departamento de que espera fazer parte. Por exemplo:

“Li que acabaram de lançar o produto X – em que medida é que isso vai promover o crescimento deste posto?”

Finalmente, seja criativo, mas evite fazer perguntas sobre salário e benefícios na primeira entrevista. Estes temas poderão ser discutidos quando lhe fizerem a oferta de emprego. 

Se parecer que o candidato não tem uma boa ideia do que é a empresa e por que razão esta se encontra a contratar, o entrevistador pode apenas concluir que a pessoa que está a entrevistar não está verdadeiramente interessada no emprego. 

RECORDE

  • Faça um esforço extra na sua pesquisa para ir mais a fundo
  • Esquematize como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego
  • Faça uma entrevista de treino com um amigo ou recrutador
  • Prepare perguntas interessantes para sobressair
  • Vagas de Emprego Recentes
©Todos direitos reservados